Com participação de procuradora do ES, Chapa Anape para Todos é eleita para o triênio 2020-2023

Com participação da procuradora do Estado do ES Patrícia Cristine Viana David no cargo de diretora social, a chapa Anape para Todos foi eleita nesta quarta-feira (20/05) para comandar a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal com 1.622 votos de associados. A nova diretoria ficará à frente da entidade no triênio 2020-2023. Presidido pelo Procurador do Estado do Ceará Vicente Braga, o colegiado, único inscrito no pleito, é formado por representantes de todas as 27 unidades federativas.

A votação ocorreu entre às 8h de 19 de maio e às 18h do dia 20. De acordo com a Comissão Eleitoral da Anape, o sufrágio contou com a adesão expressiva de associados de todo o país. O presidente do colegiado, Luís Carlos Kothe Hagemann, ressaltou o sucesso do escrutínio, realizado pela terceira vez por meio eletrônico. “Assim como nas eleições anteriores, essa votação transcorreu com absoluta normalidade e foi muito exitosa. Mais do que nunca, com a pandemia da covid-19, o sistema eletrônico provou-se a melhor opção para as eleições da Associação e deve ser mantido”, avaliou.

Para o presidente eleito, Vicente Braga, que esteve à frente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará por duas gestões e ocupa o cargo de Diretor de Assuntos Legislativo da atual diretoria executiva, é uma honra presidir uma entidade do porte da Anape. Ele destacou a significativa participação dos associados no processo eleitoral e agradeceu a confiança dos eleitores.

De acordo com Braga, será um período de lutas tanto no Congresso Nacional como no Supremo Tribunal Federal, mas a nova gestão seguirá aguerridamente combatendo o bom combate, resistindo às constantes investidas contra a carreira. “Muitas foram as conquistas da Anape nesses últimos três anos, mas ainda há muito a ser feito diante do cenário desafiador pelo qual passa o Brasil. Enfrentamos um período turbulento não só na saúde pública, com a pandemia da covid-19, mas também de ameaças às prerrogativas dos Procuradores dos Estados e do DF, às carreiras do serviço público e à autonomia da Advocacia Pública”, destacou.
Por sua vez, a procuradora Patrícia David parabenizou a nova diretoria e ressaltou os desafios da advocacia pública: “Parabéns presidente Vicente, demais membros eleitos e todos os colegas que votaram expressando confiança na chapa “Anape para todos”. Espero contribuir na condução da nossa associação nacional que, diante do cenário que se apresenta em relação às pretensões políticas de violação aos direitos dos servidores públicos, demandará um esforço conjunto e um trabalho incessante de todos!”
Na avaliação do presidente eleito para o Conselho Deliberativo, o Procurador do Estado de Alagoas Roberto Mendes, a Anape vem desempenhando papel essencial na defesa do desenho institucional da carreira. “No próximo triênio, a missão estatutária se tornará ainda mais relevante em face dos inúmeros ataques que os servidores públicos vêm sofrendo injustificadamente, o que nos inclui, Procuradores dos Estados e do Distrito Federal”, ponderou.

O atual presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, parabenizou a nova diretoria, que deverá tomar posse na primeira semana de junho, e enalteceu o trabalho da Comissão Eleitoral. “Foi um processo eleitoral bom, com ampla participação dos associados e que mostra a força da entidade na defesa das prerrogativas da carreira. Felicito também a comissão eleitoral, presidida pelo Procurador do Estado do Rio Grande do Sul Luís Carlos Kothe Hagemann, pelo exímio desempenho em prol da lisura e transparência do pleito”, ressaltou.

Conheça a nova composição de Diretoria, Conselho Deliberativo, Vice-presidentes Regionais, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal para o período entre 2020 e 2023:

Presidente: Vicente Martins Prata Braga (CE)
1º Vice-Presidente: Ivan Luduvice Cunha (MG)
2ª Vice-Presidente: Cristiane Santana Guimarães (BA)
Secretário-Geral: Carlos Henrique Falcão de Lima (MA)
Secretário-Geral Adjunto: Milton Pereira Júnior (PE)
Diretor Administrativo e Financeiro: Renato Guanabara Leal de Araújo (DF)
Diretor Administrativo e Financeiro Adjunto: Luciano Alves de Souza Neto (RO)
Diretor Jurídico e de Prerrogativas: Carlos Frederico Braga Martins (RN)
Diretor de Comunicação e Relações Institucionais: Rodrigo de Meneses dos Santos (TO)
Diretor de Assuntos Legislativos: Fabrizio de Lima Pieroni (SP)
Diretora de Inativos: Daniele Brasil Lerípio (RS)
Diretor de Filiação e Convênios: Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa (PA)
Diretora Social: Patrícia Cristine Viana David (ES)
Diretora do Centro de Estudos Jurídicos: Ana Paula Guadalupe Rocha (GO)
Diretora da Escola Nacional de Advocacia Pública Estadual: Patricia Ulson Pizarro Werner (SP)
Diretora de Previdência: Sanny Japiassu dos Santos (PB)


VICE-PRESIDENTES REGIONAIS


Centro-Oeste: Wagner Moreira Garcia (MS)
Nordeste: Frederico José Matos de Carvalho (PE)
Norte: Thiago Lima Albuquerque (AP)
Sudeste: Diana Loureiro Paiva de Castro (SP)
Sul: Fernando Alcantara Castelo (PR)
CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente: Roberto Tavares Mendes Filho (AL)
Vice-Presidente: Maria de Lourdes Terto Madeira (PI)


CONSELHO FISCAL


Membro Titular: Helder de Araújo Barros (DF)
Membro Titular: Eduardo Santos Sales (BA)
Membro Titular: Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas (RJ)
Membro Suplente: Gláucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral (MT)
Membro Suplente: Claudia Balestrin Correa (RS)
Membro Suplente: Sálvia de Souza Haddad (AM)


CONSELHO CONSULTIVO


Presidente: Ricardo Sérgio Freire de Lucena (PB)
Vice-Presidente: Fabiana Guardini Nogueira (SC)
Membro: José Ruyderlan Ferreira Lessa (RR)
Membro: Cristovam Pontes de Moura (AC)
Membro: Mario Rômulo de Melo Marroquim (SE)

Confira o resultado da eleição por Estado.